Estudo dos enchidos do distrito da Guarda com vista à criação de uma marca comercial
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Data
2007
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Resumo
A criação de uma marca comercial para a produção e comercialização dos enchidos do distrito da Guarda, pressupõe uma série de vantagens tanto para o produtor como para o consumidor, contribuindo também para a promoção da região.
O principal objectivo do presente estudo, foi contribuir para a caracterização de dois produtos tradicionais do distrito da Guarda, a Chouriça e a Morcela da Guarda, com a finalidade de criar uma marca comercial e apresentar linhas orientadoras para uma possível estratégia de marketing.
Procedeu-se à análise das características métricas e organolépticas, como o diâmetro, o comprimento, peso, cor, aspecto ao corte e consistência; e das características químicas como a humidade, matéria seca, cinzas, M.O, proteína bruta, gordura bruta, cloretos, pH e aw.
Os resultados obtidos permitiram concluir que ambos os produtos apresentam valores de acordo com as NP em vigor.
Quanto às características métricas e organolépticas, os dois produtos mantiveram-se constantes ao longo do tempo, não apresentando diferenças entre produtores.
Nos parâmetros químicos analisados, verificou-se para a Chouriça de Carne alguma variação ao longo do tempo, quando comparadas as diferentes amostras de um produtor, assim como entre produtores. Em relação à Morcela da Guarda, verificou-se ser um produto com uma composição constante ao longo do tempo, verificando-se, no entanto alguma variação nos resultados obtidos, entre produtores, nomeadamente nos parâmetros de humidade, proteína e gordura.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25730TFCPAG.
Palavras-chave
Chouriço , Morcela , Marca , Marketing
Citação
TEIXEIRA, Lília dos Santos (2007) - Estudo dos enchidos do distrito da Guarda com vista à criação de uma marca comercial. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.