Repositório de Trabalhos de Fim de Curso do IPCB

O Repositório de Trabalhos de Fim de Curso do IPCB (ReTaFIC) regista, sempre que possível em texto integral e acesso aberto, os trabalhos académicos finais realizados pelos estudantes do IPCB no âmbito dos cursos de formação inicial. Desse modo, dados, metadados e documentos ficam agrupados em um único local, preservando-se, em suporte digital, a memória da produção académica dos estudantes do IPCB.

Pesquisar

 

Entradas recentes

ItemAcesso Restrito
EcoBags : malas modulares
2024 - Dias, Margarida Maria Diogo
Este Projeto final de licenciatura, desenvolvido na UC de gestão de projeto e projeto, com o respetivo acompanhamento das professoras Teresa Raquel e Magda Mendes sobre malas modulares sustentáveis. Este projeto vai começar por abordar as metodologias fundamentais do trabalho como, a pesquisa extensa sobre alguns temas, como, a contextualização histórica da mala, o estudo das tipologias que explica a função modular no acessório e o seu propósito, a análise de mercado perante as marcas concorrentes e a definição objetiva de um público-alvo, feito a partir da realização de um questionário online. Posteriormente, devido à informação recolhida, surgiu a necessidade de definir o conceito de sustentabilidade, como este tema afeta a indústria e como melhorar o impacto das causas que a prejudicam, arranjando soluções voláteis, para um melhor funcionamento do ambiente e receita de vendas. Aborda também, o impacto de eventuais matérias-primas alternativas e mais sustentáveis, que já várias marcas utilizam em diversos produtos icónicos. Desta pesquisa, originou a escolha do tecido impermeável, utilizado para guarda chuvas como matéria-prima. Foi também realizada uma análise de sistemas modulares. O processo criativo iniciou-se com um problema sobre a organização ou falta de espaço numa mala o que desencadeou a necessidade de soluções, passando para o desenvolvimento dos moodboards conceito tipologia, detalhes, os esboços da coleção cápsula, o painel de materiais e aviamentos e os desenhos técnicos dos designs selecionados. De seguida, realizou-se o processo de prototipagem, onde a modelagem e a confecção dos acessórios esboçados foi testada. Acabando no protótipo final, foi necessário iniciarse os cálculos para o orçamento quer do produto, como do projeto. Por fim, construiu-se as plataformas de promoção, comunicação e comercialização da marca, definindo estratégias de comunicação e de marketing.
ItemAcesso Aberto
EduHub : app para apoiar pais de crianças com dislexia
2024 - Pires, Ana Isabel Gomes; Patrício, Isabel Soares
Este relatório apresenta o desenvolvimento de uma aplicação destinada a apoiar pais de crianças com dislexia, com o objetivo de facilitar o acompanhamento do percurso educativo dos seus filhos. O trabalho de projeto 1 foi estruturado utilizando tecnologias emergentes, como plataformas de desenvolvimento low-code, e prevê-se a integração de inteligência artificial generativa no projeto 2, para criar uma solução intuitiva e eficaz. O projeto 1 incluiu a identificação dos requisitos, a especificação e o projeto das aplicações e o desenvolvimento do módulo principal, BackOffice (BO), que permite a gestão de utilizadores, tarefas, módulos e notificações. Como metodologia de desenvolvimento foi adotado a metodologia Scrum, permitindo uma gestão eficiente do projeto e garantindo etapas incrementais e funcionais. O desenvolvimento é realizado na plataforma OutSystems, explorando as suas capacidades para o desenvolvimento de aplicações intuitivas e modulares. Este projeto pretende contribuir para a área da educação ao disponibilizar uma ferramenta inovadora que combine tecnologia avançada e acessibilidade, promovendo a autonomia das crianças e facilitando a interação dos pais no processo de aprendizagem.
ItemAcesso Restrito
Gamificação no ensino e aprendizagem de testes de software
2024 - Silva, Nuno André Morais da
O projeto Gamificação no ensino e aprendizagem de testes de software tem como objetivo a criação de uma aplicação web que permita que os seus utilizadores melhorem as suas aptidões na área de testes de software através de desafios. Estes desafios podem ser apresentados na forma de diversas perguntas, sendo estas de escolha múltipla e com uma dificuldade selecionada pelo utilizador, o que faz com este possa aumentar a dificuldade quando achar ter conhecimentos suficientes para responder a perguntas mais avançadas. Como objetivo, surgiu também o desafio da aquisição de novos conhecimentos de linguagens de programação para a internet não aprofundadas no curso. Neste relatório é apresentada a implementação feita ao longo de Projeto II, bem como alterações feitas à modelação que foi elaborada ao longo de Projeto I. Ao longo de projeto II foi então feita a elaboração da interface necessária e das funcionalidades. Também foram feitas adaptações na modelação e testagem das funcionalidades desenvolvidas.
Compete 2020Portugal 2020European union