Título: Compostos polares em banhos de fritura : comparação entre o método rápido utilizado na indústria e o método IUPAC-AOAC
Autor: Rodrigues, Maria Luísa Cruz Batista Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Data: 2001
Citação: RODRIGUES, Maria Luísa Cruz Batista Fernandes (2001) - Compostos polares em banhos de fritura : comparação entre o métodos rápido utilizado na indústria e o método IUPAC_AOAC. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho Final do Curso de Estudos Superiores Especializados em Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Resumo: Neste trabalho fez-se um estudo da qualidade dos óleos e gorduras utilizados como banhos de fritura, numa indústria de batatas fritas. O estudo incidiu em 50 amostras, 22 constituídas por palmoléina e 28 constituídas por uma mistura de 80% palmoléina e 20% soja, recolhidas ao longo de quatro meses, nos vários dias de produção de batatas fritas. Os parâmetros avaliados foram a acidez, ácidos gordos componentes e compostos polares totais. Na determinação de compostos polares totais, foram utilizados dois métodos: o método rápido Very-Fry® e o método oficial de cromatografia em coluna. Os resultados obtidos revelam-nos que para as mesmas amostras de óleos e gorduras de fritura, se obtêm teores de compostos polares mais elevados no método de determinação rápida, quando comparados com os resultados do método oficial.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção de Óleos Alimentares.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22679CESE.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2480
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção de Óleos Alimentares

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22679.pdf821,73 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.