Título: Avaliação físico-química e microbiológica da água de abastecimento na zona do castelo - Castelo Branco
Autor: Esperança, Emília Catarina Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Água de consumo
Qualidade da água
Parâmetros físico-químicos e microbiológicos
Serviço de abastecimento
Percepção dos consumidores
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: ESPERANÇA, Emília Catarina Figueiredo (2011) - Avaliação físico-química e microbiológica da água de abastecimento na zona do castelo - Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: A água é um bem essencial á vida e a todos os seres vivos, logo todos os consumidores têm direito a um abastecimento público de água com boa qualidade. O presente trabalho, pretendeu-se avaliar a qualidade da água destinada ao consumo humano na zona do castelo, no concelho de Castelo Branco e contribuir para a avaliação da percepção dos consumidores domésticos relativamente à realidade do Serviço de abastecimento de água. Nesta avaliação procedeu-se à análise físico-química e microbiológica da água em diversos pontos de amostragem, com o objectivo de verificar a ocorrência ou não de situações de incumprimento, de acordo com o Decreto-lei nº 306/2007 de 27 de Agosto. Para avaliação da percepção dos consumidores aplicou-se um questionário. A percentagem de incumprimentos foi de 0% para todos os parâmetros físico-químicos analisados, com excepção do azoto amoniacal cujos resultados mostram que houve 100% de incumprimento em todas as amostras analisadas e em todos os pontos de amostragem. Relativamente à qualidade microbiológica, os resultados evidenciam que apenas num ponto de amostragem e uma única amostra se apresentou não conforme com a legislação em vigor, tendo-se concluído que tal facto estava associado à presença de acessórios na torneira que favoreciam o crescimento de microrganismos. Relativamente à percepção dos consumidores em relação ao Serviço prestado, os resultados obtidos permitem afirmar que, em geral, os consumidores estão satisfeitos com o serviço prestado, avaliando positivamente a qualidade do serviço, tanto na dimensão técnica como funcional.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27110TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/121
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_EMI_ESP.pdf141,17 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.