Efeitos da incorporação de resíduos orgânicos na disponibilidade de azoto, evolução de outros parâmetros de fertilidade e produção de uma cultura Primavera-Verão

Data

2007

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O objectivo deste trabalho foi avaliar o efeito da incorporação de resíduos orgânicos (lamas de depuração urbanas, compostado de RSU e chorume de bovino) e da utilização de um inibidor da nitrificação (DCD), sobre a disponibilidade de azoto mineral, a evolução de alguns parâmetros de fertilidade (condutividade eléctrica, pH e matéria orgânica), bem como sobre a produção de uma cultura de milho. As colheitas de amostras de terra foram feitas nos primeiros 15 cm, quinzenalmente para acompanhamento da evolução do N-mineral, no início, a meio e no final do ensaio em relação aos restantes parâmetros de fertilidade. Os fertilizantes minerais, com e sem DCD, foram os que proporcionaram maiores disponibilidades de N-mineral, tendo-se verificado uma tendência para a manutenção do nutriente na forma NH4+ quando se utilizou inibidor. No chorume, a acção do DCD sobre a inibição da nitrificação foi mais evidente, verificando-se que, vinte dias após a sua incorporação, o teor de N- NH4+ na Ch era 6,5% do valor medido na Ch+DCD. Foi com o RSU que se obtiveram os valores de MO e pH mais elevados. Quanto à CE, verificou-se que os valores determinados foram baixos (< 500 µS cm-1). O chorume e o adubo mineral com inibidor, foram as modalidades onde se verificaram maiores produções de forragem.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25675TFCPAG.

Palavras-chave

Fertilização , Azoto mineral , Mineralização , Imobilização , Inibidor da nitrificação

Citação

FREIRE, João José Oliveira Dias Santo (2007) - Efeitos da incorporação de resíduos orgânicos na disponibilidade de azoto, evolução de outros parâmetros de fertilidade e produção de uma cultura Primavera-Verão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.