Título: Avaliação analítica de prédios rústicos na região de Penamacor, na Sub-Zona Agro-Ecológica de Malcata/Vale Feitoso (freguesias de Penha Garcia, Aranhas, Meimão, Penamacor e Salvador) : determinação de taxas de capitalização dos rendimentos fundiários
Autor: Sousa, Alexandra João Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: Método analítico
Rendimento fundiário
Taxa de capitalização
Valores de transacção
Data: 2003
Editora: IPCB.ESA
Citação: SOUSA, Alexandra João Nogueira de (2003) - Avaliação analítica de prédios rústicos na região de Penamacor, na Sub-Zona Agro-Ecológica de Malcata/Vale Feitoso (freguesias de Penha Garcia, Aranhas, Meimão, Penamacor e Salvador) : determinação de taxas de capitalização dos rendimentos fundiários. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Engenharia Rural e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido na sub-zona ecológica de Malcata/ Vale Feitoso, teve como principal objectivo a determinação da taxa de capitalização, permitindo desta forma transformar os rendimentos que serão gerados no futuro, com maior ou menos grau de risco, em rendimentos actuais. Foram consideradas propriedades em fase de transacção e já transaccionadas, com características semelhantes, relativamente à área e ocupação cultural. Aplicando o Método Analítico, foram determinados os rendimentos que as propriedades são susceptíveis de gerar. Para tal foram organizadas contas de cultura das principais culturas encontradas nas propriedades em estudo, tendo em conta as técnicas, produções e usos regionais. Após a determinação dos rendimentos fundiários anuais, e com o conhecimento dos valores de transacção foram determinadas as taxas de capitalização. Os resultados indicam que as taxas de capitalização são mais altas quanto maior for o rendimento fundiário da propriedade, traduzindo uma expectativa apenas agrícola da propriedade. Contudo são identificados alguns factores a influenciar o valor das propriedades, para além da expectativa agrícola.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24313TFCRA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/958
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Engenharia Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ALE_SOU.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.