Contributo para a implementação de uma rede de percursos pedestres no concelho de Idanha-a-Nova
Ficheiros
Data
2004
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Nos últimos anos tem-se assistido a um aumento significativo da actividade do pedestrianismo em Portugal, ao qual o concelho de Idanha-a-Nova não tem sido excepção.
Com base neste pressuposto, desenvolve-se ao longo deste trabalho um conjunto de linhas orientadoras, com o objectivo de contribuir para a implementação de uma rede de percursos pedestres no Concelho de Idanha-a-Nova, tendo como objectivo subjacente ao já referido, o aumento da oferta turística e a recuperação de património histórico-cultural do território.
O estudo inicia-se com um enquadramento do pedestrianismo em Portugal, seguindo-se uma análise, quer da situação actual da actividade, quer dos percursos pedestres no concelho, assim como do grau de satisfação dos seus utilizadores, através de um inquérito realizado.
De seguida são apresentadas orientações técnicas para a implementação de uma rede de percursos pedestres, onde se definem os princípios orientadores, as tipologias dos percursos, as orientações de planeamento de um percurso e um modelo de monitonização da actividade.
O trabalho finaliza com uma proposta de regulamentação da actividade, que poderá servir de base à elaboração de uma carta e regulamento do desporto de natureza no território.
O pedestrianismo é aqui entendido como uma actividade importante no desenvolvimento económico da região e na conservação de práticas culturais que tendem a desaparecer com a desertificação humana que se verifica nesta região.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24910TFCRNA.
Palavras-chave
Pedestrianismo , Percursos pedestres , Turismo , Planeamento , Rede de percursos
Citação
DIAS, Pedro Miguel Martins (2004) - Contributo para a implementação de uma rede de percursos pedestres no concelho de Idanha-a-Nova. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.