Título: Contribuição para a caracterização do sistema de remoção dos três circuitos integrados no perímetro urbano do sistema de gestão de RSU na cidade de Tomar
Autor: Costa, Ana Paula Valada da
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, António Gomes da Silva
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Pontos de contentorização
Recolha de resíduos
Transporte de resíduos
Disco dos tacógrafos
Data: 2001
Citação: COSTA, Ana Paula Valada da (2001) - Contribuição para a caracterização do sistema de remoção dos três circuitos integrados no perímetro urbano do sistema de gestão de RSU na cidade de Tomar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho tem por objectivo a obtenção de indicadores de funcionamento afectos às operações de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos dos circuitos do perímetro urbano da cidade de Tomar, de forma a contribuir para a optimização dos seus elementos funcionais, pretendendo-se uma máxima rentabilização económica, sem que dai resultem problemas que possam por em causa a qualidade do serviço prestado. Para a obtenção dos indicadores de funcionamento referidos, foram acompanhadas as operações de recolha e transporte nos circuitos em estudo durante uma semana, sendo ao longo do mesmo registado dados necessários para posterior tratamento. Também foi feita a análise dos discos dos tacógrafos, com a mesma finalidade. Assim, relativamente aos indicadores de funcionamento seleccionados para avaliar a eficiência dos circuitos em estudo verificou-se que carga linear de recolha com valor médio de 180 Kg/km na Zona A, 300 Kg/Km na Zona B e 130 Kg/Km na Zona F. Quanto ao rendimento horário de recolha os valores médios obtidos são de 2000 kg/h na Zona A, 2500 a 3000 Kg/Km na Zona B e 1500 Kg/Km na Zona F. Face aos resultados obtidos podemos concluir que tanto o processo clássico de recolha implementado como o transporte dos resíduos são operações que decorrem com baixa eficiência não contribuindo para uma optimização do sistema traduzindo-se numa baixa rentabilidade económica dos recursos. Foi também constatado que a frequência de recolha nalguns pontos é baixa. Em relação ao horário de recolha ajusta-se perfeitamente às características da zona em estudo, tipicamente urbana, uma vez que a mesma se efectua durante a noite, estando concluída antes do inicio do tráfego, evitando deste modo congestionamento e/ou engarrafamentos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22176TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/871
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

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