Aplicação de um Sistema de Informação Geográfica na definição de áreas prioritárias para a fauna do Biótopo CORINE Moura/Barrancos
Ficheiros
Data
1998
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Uma das principais causas de decréscimo da biodiversidade tem sido a destruição dos habitats de algumas espécies importantes pela sua raridade.
A destruição desses habitats, fica por vezes a dever-se à alteração das práticas agrícolas, uma vez que o uso que se faz do solo, condiciona directamente a presença ou ausência dos indivíduos.
As áreas que constituem habitats para as espécies prioritárias, merecem portanto uma especial atenção e ser sujeita a medidas de gestão que visem a sua protecção e conservação.
Este estágio consistiu na aplicação de um Sistema de Informação Geográfica no zonamento de uma área, tendo em vista a conservação da sua riqueza faunística, particularmente no que diz respeito às espécies prioritárias em termos de conservação.
Para tal, utilizou-se uma metodologia que permitiu estimar a distribuição dos habitats potenciais de espécies de vertebrados com estatuto legal de protecção e definir áreas nas quais devem prioritariamente, ser implementadas as medidas de gestão.
Como resultado, delimitou-se um conjunto de zonas, que constituem uma aproximação à delimitação de áreas prioritárias para a conservação.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20468TFCORN.
Palavras-chave
Sistema de Informação Geográfica , Biótopo CORINE , Conservação da natureza
Citação
GRILO, Olga Maria Nobre (1998) - Aplicação de um Sistema de Informação Geográfica na definição de áreas prioritárias para a fauna do Biótopo CORINE Moura/Barrancos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.