Título: Avaliação da aptidão para a prática de desporto de natureza na freguesia de Monsaraz: concelho de Reguengos de Monsaraz
Autor: Grilo, Olga Maria Nobre
metadata.dc.contributor.advisor: Passinhas, Joaquim José Ramalhosa
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Turismo de natureza
Ordenamento do território
Desporto de natureza
Conservação da natureza
Data: 2004
Citação: GRILO, Olga Maria Nobre (2004) - Avaliação da aptidão para a prática de desporto de natureza na freguesia de Monsaraz: concelho de Reguengos de Monsaraz. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: A crescente procura de espaços naturais para a prática de turismo é uma realidade que decorre da transformação dos valores e estilos de vida predominantes nas sociedades actuais. Surge assim, um novo segmento do turismo: o Turismo de Natureza. Com o objectivo de promover e afirmar os valores e potencialidades destes espaços, é criado o Programa Nacional de Turismo de Natureza na Rede Nacional de Áreas Protegidas. Existem no entanto no país áreas com reconhecido valor natural, cultural e paisagístico, também elas com vocação para a prática de actividades turístico-recreativas, que não se encontram integradas na Rede Nacional de Áreas Protegidas. Tendo em conta a legislação aplicável às Áreas Protegidas relativamente a esta matéria, foi aplicada uma metodologia para a avaliação da aptidão para a prática de Desporto de Natureza da freguesia de Monsaraz, pertencente ao concelho de Reguengos de Monsaraz. Foram para o efeito, determinadas áreas e épocas do ano, com maior potencialidade para a prática de cada modalidade, bem como as de maior sensibilidade do ponto de vista dos valores florísticos e faunísticos. A partir da integração e do cruzamento da informação foi possível elaborar uma Carta de Aptidão para o Desporto de Natureza na área em estudo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24884TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/818
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_OLG_GRI.pdf964,92 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.