Título: Potencial produtivo e tecnológico de seis genótipos de Trigo Rijo (Triticum turgidum L. conv. durum Desf.) em duas situações culturais distintas
Autor: Pinheiro, Nuno Manuel Barroso
metadata.dc.contributor.advisor: Bagulho, Francisco João Cortes
Palavras-chave: Trigo rijo (Triticum turgidum L. conv. durum Desf.)
Melhoramento
Condições “óptimas”
Condições “stress”
Genótipos
Glúten
Viscoelastógrafo
Índice de cor
Sêmolas
Índice de qualidade
Vitreosidade
Qualidade tecnológica
Data: 1992
Editora: IPCB. ESA
Citação: PINHEIRO, Nuno Manuel Barroso (1992) - Potencial produtivo e tecnológico de seis genótipos de Trigo Rijo (Triticum turgidum L. conv. durum Desf.) em duas situações culturais distintas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A produção de cereais, no sequeiro mediterrânico, tem-se caracterizado pela ocorrência de grande variação interanual. A razão principal dessas oscilações é, sem dúvida, o padrão climático. As limitações impostas, pela extrema irregularidade do clima, têm sido difíceis de ultrapassar quer do ponto de vista fitotécnico, quer do ponto de vista do melhora¬mento genético. No entanto, a compreensão dos mecanismos fisiológicos que determinam a produção e o modo como são afectados pelo ambiente, têm sido uma preocupação constante do melhoramento. Nesta perspectiva procu¬rou-se avaliar o efeito da secura ambiental durante a fase de enchimento do grão em genótipos de trigo rijo. O trigo rijo é uma espécie tradicionalmente cultivada na região mediterrânica, com boa adaptação aos condicionalismos daí decorrentes. Exigên¬cias económicas da agricultura moderna, transformaram-no numa cultura de elevada importância para os sistemas de agricultura do Sul da Europa. Por um lado, encontra aqui uma situação ecológica favorável e, por outro, dada a sua utilização específica, tornam-no num produto de elevado interesse económico. Este estudo permitiu identificar algumas características importantes para a definição do modelo de planta a seleccionar nos programas de melhoramento e determinar parâmetros de avaliação tecnológica fundamen¬tais para a caracterização do ponto de vista da utilização final.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13327TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/736
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_NUN_PIN.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.