Título: Implementação de HACCP em talhos
Autor: Martins, Rita Miguel Guerreiro
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Pereira, Deolinda
Palavras-chave: Legislação
Perigos
Plano HACCP
Pré-requisitos
Pontos Críticos de Controlo
Registos
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARTINS, Rita Miguel Guerreiro (2008) - Implementação de HACCP em talhos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Nos dias de hoje, a segurança a nível alimentar é fundamental para evitar problemas que possam advir de contaminações que ocorrem nos alimentos e que provocam, no consumidor, infecções e intoxicações que podem ter consequências graves. Em alimentos altamente perecíveis, como é o caso da carne e seus preparados, os cuidados a manter durante o seu manuseamento e preparação são essenciais para prevenir o desenvolvimento microbiano patogénico bem como o aparecimento de objectos estranhos no produto ou a contaminação por agentes químicos devido ao desrespeito dos procedimentos de higienização das instalações. Devido a todo um conjunto de ocorrências de contaminações e suas consequências para o consumidor, foi publicada legislação específica para o sector de venda de carnes e seus preparados, especificando claramente as regras de higiene e manuseamento a ter com estes produtos: Decreto-Lei n.º 147/2006 de 31 de Julho. A rastreabilidade da carne de bovino continua a ser regida pelo Decreto-Lei n.º 323- F/2000 de 20 de Dezembro. Assim, recorrendo à legislação em vigor para os requisitos gerais aplicados a todos os sectores alimentares, e específicos para o sector das carnes e seus preparados, foi elaborado um sistema HACCP para uma secção de talho, situada num supermercado em Portimão, pertencente a uma rede de 62 supermercados da empresa Alisuper - Exploração de Supermercados do Algarve, S.A., no qual são levantados os perigos e os pontos críticos a controlar e definidas as medidas de controlo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26062TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/674
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RIT_MAR.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.