Título: Envelhecimento acelerado de aguardentes vínicas na presença de fragmentos de madeira
Autor: Portal, Vera Lúcia Abrantes
metadata.dc.contributor.advisor: Caldeira, Ilda Maria Justino
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Aguardente
Envelhecimento
Madeira
Compostos odorantes
Alcoóis superiores
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PORTAL, Vera Lúcia Abrantes (2008) - Envelhecimento acelerado de aguardentes vínicas na presença de fragmentos de madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Neste trabalho efectuou-se o envelhecimento de aguardente utilizando duas espécies de madeira (Carvalho e Castanho) em que a madeira se encontrava em contacto com a aguardente através da vasilha ou por introdução da madeira sob a forma de dominós ou tábuas. Estudou-se o efeito destes factores na concentração dos compostos odorantes e nos álcoois superiores, essa concentração foi quantificada por cromatografia gás-liquido de alta resolução. No envelhecimento com dominós e tábuas, observou-se que comparativamente ao envelhecimento em vasilha não foram encontrados efeitos significativos que levem o enólogo a escolher esta técnica de envelhecimento em deferimento do envelhecimento tradicional. Relativamente à madeira não se observaram diferenças entre elas, mas é importante referir que 180 dias de envelhecimento, é pouco tempo para se conseguir qualificar a melhor madeira. Apesar de o tempo de envelhecimento ser diminuto, constatou-se que a adição de oxigénio não promove diferenças significativas nos compostos analisados.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26074TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/673
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_VER_POR.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.