Título: Avaliação físico-química e microbiológica das Águas do Alardo
Autor: Rocha, Tânia Isabel Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Antunes, Helena
Palavras-chave: Água mineral
Água de nascente
Parâmetros microbiológicos
Parâmetros físico-químicos
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: ROCHA, Tânia Isabel Marques (2008) - Avaliação físico-química e microbiológica das Águas do Alardo. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água do Alardo, bem como acompanhar o controlo de qualidade e vigilância ao longo de todo o processo de produção, de forma a garantir a qualidade do produto final. Foi realizado durante o período de Fevereiro a Agosto de 2008, no laboratório de análises e controlo de qualidade da empresa Águas do Alardo, situada em Castelo Novo. Relativamente aos parâmetros microbiológicos analisados e através da sua quantificação, tanto para as captações como para o produto engarrafado da água mineral/nascente, em comparação com os valores do Decreto-lei n°156/98 de 6 de Junho, não se observou a presença de nenhum microrganismos indicador. No que se refere aos parâmetros físico-químicos, para a água engarrafada mineral/nascente, a Água do Alardo manteve sempre valores constantes e dentro dos limites de variação impostos pelo rótulo, podendo-se visualizar essa manutenção dos valores nas cartas de controlo efectuadas para os parâmetros pH, mineralização total e sílica. Com base nos resultados obtidos podemos inferir que a Água do Alardo é bacteriologicamente própria para consumo e de elevada qualidade.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26057TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/665
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_TAN_ROC.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.