Título: Estudo comparativo das características do leite de ovelha oriundo de duas raças : Merino da Beira Baixo e Merino Branco
Autor: Garrido, Elsa Maria de Campos
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Palavras-chave: Merino Beira Baixa
Merino Branco
Leite de ovelha
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: GARRIDO, Elsa Maria de Campos (2008) - Estudo comparativo das características do leite de ovelha oriundo de duas raças : Merino da Beira Baixo e Merino Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: No presente trabalho realizou-se a caracterização do leite de ovelha das raças Merino Beira Baixa e Merino Branco, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Caracterizando-se os parâmetros físicos - químicos, Densidade relativa, pH, Proteína, Gordura e Acidez titulável, comparando os vários resultados com o objectivo de avaliação do leite de qual raça que melhor se destina à fabricação de Queijos. Outros aspectos importantes para uma boa classificação do leite é a sua qualidade a nível microbiológico, assim foi feita a contagem de mesófilos, coliformes, bactérias lácteas presentes no leite e pesquisa de um microorganismo patogénico a Listeria monocytogenes para ambas as raças de ovinos em estudo.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26043TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/662
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RE_TFC_ELS_GAR.pdf815,62 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.