Avaliação da eficiência do processo de calibragem da cereja da Cova da Beira (CERFUNDAO)

Date

2008

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

IPCB. ESA

Abstract

O presente trabalho teve como principal objectivo avaliar o efeito da calibragem em duas variedades de cereja através da caracterização dos parâmetros físicos e químicos do fruto antes e apôs calibragem. Decorreu na CERFUNDÃO - Embalamento e Comercialização da Cereja da Cova da Beira, Lda e avaliou a eficiência do calibrador na campanha 2008. Para a variedade Sunburst só foi possível registar a avaliação visual devido aos inúmeros danos físicos dos frutos após a calibragem, mas para a variedade Saco foram avaliados: cor, peso, calibre, dureza, índice refractométrico, rendimento em sumo (no qual se avaliou cor, pH e acidez) e tempo de prateleira, antes e após calibragem. A Sunburst é uma variedade de polpa semi-firme que sofre danos a nível da epiderme e da polpa ao ser calibrada. A variedade Saco, apesar de apresentar boa firmeza, também sofreu danos com a calibragem. A dureza do fruto foi o único parâmetro que mostrou valores significativamente superiores nas cerejas sem calibragem. A distribuição das cerejas por classes de calibre mostrou um erro na acurácia do processo de calibragem. A eficiência deste processo exige testes prévios para as diferentes variedades, de forma a aferir e programar correctamente o calibrador.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26015TFCEBA.

Keywords

Pós-colheita, Danos físicos, Tempo de prateleira, Sunburst, Saco

Citation

LUÍS, Fânia Dorisa das Dores (2008) - Avaliação da eficiência do processo de calibragem da cereja da Cova da Beira (CERFUNDAO). Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.