Título: Adjuvantes tecnológicos na extracção de azeites virgens : aplicação de talco
Autor: Pita, Dina Sofia Bento
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Palavras-chave: Azeite virgem extra
Talco
Abencor
Lagar Industrial
Extractabilidade
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PITA, Dina Sofia Bento (2008) - Adjuvantes tecnológicos na extracção de azeites virgens : aplicação de talco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O objectivo deste trabalho foi estudar a influência da adição de talco (16,3 µm de ) e microtalco (8,0 µm de ) no rendimento e na qualidade do azeite. O azeite virgem foi extraído em sistema Abencor e em Lagar Industrial, Vários parâmetros foram estudados na azeitona e nos azeites virgens. A adição de talco e de microtalco, independentemente da dose, aumentou a quantidade de azeite extraído. Em sistema Abencor, verificou-se maior extractabilidade quando se adicionou 1,5% de talco na cultivar Galega e 1,5% de microtalco na cultivar Cobrançosa. Os azeites Cobrançosa, distinguiram-se significativamente (<0,05), em relação à absorvância a 225 nm, quando extraídos com 1,5% de talco. O -tocoferol difere significativamente quando se adicionou 1,5% de microtalco. Nos ensaios em Lagar Industrial verificou-se maior rendimento em azeite quando se adicionou talco após 30 min de termobatedura. A adição de talco no início do processo da termobatedura, favoreceu o aumento de biofenóis totais. Conclui-se ainda que a adição de talco não influencia os critérios de qualidade do azeite virgem.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25996TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/647
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_DIN_PIT.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.