Título: Contaminação ambiental por Listeria spp. numa unidade produtora de queijo da região da Beira Baixa
Autor: Pedroso, Ana Sofia Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Dinis, Patrícia
Palavras-chave: Listeria monocytogenes
Leite
Queijo
Ambiente da queijaria
Segurança alimentar
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEDROSO, Ana Sofia Pires (2008) - Contaminação ambiental por Listeria spp. numa unidade produtora de queijo da região da Beira Baixa. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Este trabalho visa contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre a prevalência de Listeria spp. em diferentes locais e equipamentos, ao longo do processo de fabrico, desde a matéria-prima ao produto final. Para tal, foram recolhidas várias amostras, das quais 69 de leite crú, 5 de salmoura, 3 de queijo, 36 zaragatoas à casca de amostras de queijo e 288 zaragatoas ao ambiente da fábrica. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que 16% das amostras de leite crú estavam contaminadas com Listeria ivanovii. Não se verificou qualquer contaminação relativamente à salmoura. Num total de 36 zaragatoas efectuadas na casca de queijo, concluiu-se que 2,8% estavam contaminadas com Listeria monocytogenes e 5,6% com Listeria innocua. No entanto, verificou-se que a contaminação era apenas ao nível da casca do queijo. Relativamente às zaragatoas realizadas ao ambiente fabril, concluiu-se que a sala de lavagens e os corredores eram os mais críticos, com 12% de amostras positivas, seguidos da sala de recepção do leite e da câmara da salmoura com 5% de amostras positivas cada. Onde se obteve menor percentagem de amostras positivas foi nas câmaras de cura e sala de fabrico, com 4% e 3% respectivamente.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25995TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/646
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_PED.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.