Título: Análise estatística de dados microbiológicos de queijos elaborados a partir de leite cru
Autor: Canelo, Laura Isabel Nave
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Armando Mateus
Lopes, Vítor Manuel Amaro
Palavras-chave: Segurança alimentar
Microrganismos
Análise estatística
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: CANELO, Laura Isabel Nave (2008) - Análise estatística de dados microbiológicos de queijos elaborados a partir de leite cru. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Neste trabalho foram analisados parâmetros microbiológicos tais como, Escherichia coil, Staplococcus coagulase positiva, Salmonella spp, Listeria monocytogenes, de duas queijarias, das quais se recolheram 102 registos de análises realizadas durante 5 anos na empresa Aquimisa, Consultores Agro Industriais Lda, em Castelo Branco. Também foram realizadas visitas às queijarias em estudo de modo a permitir explicar os resultados obtidos. Toda a metodologia de análise microbiológica foi observada no laboratório permitindo assim uma visão mais ampla de como na prática são obtidos os resultados recolhidos. A análise destes parâmetros foi realizada com a ajuda do programa de software estatístico SPSS 16.0, que permitiu aferir sobre a relação de dependência ou não entre os parâmetros microbiológicos em relação às queijarias estudadas, ao tempo e ao ano em que decorreu cada análise. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que ainda há muito a fazer a nível de segurança alimentar e que as práticas de higiene durante o processo de fabrico não estão a ser aplicadas correctamente. Foram também mencionadas algumas melhorias e ideias que poderão ser úteis para melhorar resultados observados.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.O texto integral do documento foi cedido pela autora do trabalho para colocação no Repositório de Trabalhos de Fim de Curso.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25994TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/643
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LAU_CAN.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.