Controlo químico e microbiológico em farinhas para alimentação infantil
Ficheiros
Data
2010
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O presente trabalho decorreu na empresa Milupa Comercial, S.A., no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar.
O objectivo deste trabalho consistiu na realização de análises químicas e microbiológicas a farinhas para alimentação infantil, tendo como finalidade controlar a qualidade destas.
Realizaram-se análises químicas, como a determinação de proteína, do teor de gordura, de vitamina C, assim como a determinação de sais minerais e humidade.
Relativamente às análises microbiológicas, estas variam de produto para produto e também variam consoante o país a que se destinam. Destacam-se entre elas, a contagem de microrganismos totais a 30ºC e a 55ºC, de enterococos e Staphylococcus aureus, assim como a contagem e pesquisa de bactérias sulfito redutoras, de bolores e leveduras, de Bacillus cereus e de Enterobacteriaceae. Realizou-se também a pesquisa de Clostridium perfringens, de Escherichia coli e de Salmonella.
Após as análises efectuadas, observou-se que os resultados obtidos se encontraram dentro das especificações definidas pela empresa.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26858TFCEBA.
Palavras-chave
Alimentação infantil , Análise química , Análise microbiológica , Qualidade
Citação
DOMINGUES, Joana Lopes (2010) - Controlo químico e microbiológico em farinhas para alimentação infantil. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.