Título: Incidência de Campylobacter spp. em carcaças de frangos de produção intensiva
Autor: Duarte, Patrícia Gomes Delgado de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Fraqueza, Maria João dos Ramos
Palavras-chave: Campylobacter spp
Frango broiler
Operações de abate
PCR
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: DUARTE, Patrícia Gomes Delgado de Almeida (2008) - Incidência de Campylobacter spp. em carcaças de frangos de produção intensiva. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Campylobacter spp. termófilos são microrganismos patogénicos de grande importância na segurança alimentar, extensamente disseminados e são associados às aves ou alimentos de origem avícola. Neste estudo avaliou-se a incidência de Campylobacter spp. em carcaças de frangos (Broiler) de produção intensiva, de diferentes bandos e a influência das operações de abate na contaminação e higiene das carcaças. Num matadouro, em diferentes dias de abate foram recolhidas peles de pescoço das carcaças de frango, após etapa de lavagem. Nas amostras recolhidas foram efectuadas contagens de Enterobacteriaceae e pesquisa de Campylobacter spp. em 25 g. A pesquisa e identificação de Campylobacter spp. baseou-se na caracterização fenotípica, com realização de testes bioquímicos seguindo-se, técnica PCR para identificação das estirpes. As contagens de Enterobacteriaceae, não apresentaram diferenças significativas entre carcaças de diferentes bandos, nem entre diferentes dias de abate, revelando uma qualidade higiénica aceitável. As carcaças de frango de diferentes bandos apresentaram-se contaminadas por Campylobacter spp. (100% das amostras recolhidas foram positivas em 25 g). Das 31 estirpes isoladas identificaram-se 26 estirpes como sendo C. jejuni e C. coli. A contaminação das carcaças deve ser evitada, através da aplicação das boas práticas de higiene e tecnologias de abate adequadas no sentido de minimizar a contaminação das carcaças.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25944TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/612
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAT_DUA.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.