Título: Revisão de um sistema de segurança alimentar na A. Pires Lourenço e Filhos S.A. (Concelho de Castelo Branco)
Autor: Pinheiro, Ana Rita Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Correia, Manuel Dias
Dias, Mário
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Segurança alimentar
HACCP
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: PINHEIRO, Ana Rita Pires (2008) - Revisão de um sistema de segurança alimentar na A. Pires Lourenço e Filhos S.A. (Concelho de Castelo Branco). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: A revisão do sistema de Segurança Alimentar é um processo que a gestão de topo deve realizar, em intervalos planeados, para assegurar que este se mantém apropriado, adequado e eficaz (ISO, 2002). Esta revisão também visa garantir o cumprimento dos objectivos de Qualidade pré-definidos para o período em análise. A revisão deve ter uma periodicidade adequada de forma a assegurar que o cumprimento da politica de objectivos, a sua monitorização e toma das decisões apropriadas, sempre que necessário. A revisão do Sistema de Segurança Alimentar quando não é realizada e quando não estão incluídas oportunidades de melhoria nessa revisão, constitui uma Não Conformidade (APCER, 2003). Foi neste sentido, que se definiu como objectivo principal deste estágio, a revisão do Sistema de Segurança Alimentar da empresa A. Pires Lourenço & Filhos S.A. Para conseguir alcançar a revisão, é necessário conhecer a estruturação do Sistema de Segurança Alimentar (Plano de Autocontrolo), através de uma abordagem aos pré-requisitos, a integração na equipa HACCP, a colaboração prática activa da aplicação/manutenção do HACCP e a colaboração prática activa na metodologia da revisão/validação dos processos e produtos da organização. A empresa é produtora de presuntos, sendo neste momento o único produtor nacional que produz exclusivamente presunto (encontra-se entre os três maiores fabricantes), cujo processo de produção consiste na recepção de pernas de suíno (castrado ou fêmeas) congeladas provenientes de Portugal, Espanha e Holanda. Com o investimento que se verificou recentemente, a empresa conseguiu introduzir a mais moderna tecnologia em fatiados, o que lhe permitiu assegurar a produção de marcas próprias de fatiado de presunto de algumas empresas de distribuição. A metodologia da revisão passou pela elaboração de um relatório de entradas, um relatório de saídas e planeamento de objectivos.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25911TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/604
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_PIN.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.