Título: Identificação das alterações de rotulagem obrigatória no sector alimentar
Autor: Mateus, Mariana Amoedo
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Soares, Manuela
Palavras-chave: Rotulagem alimentar
Rótulo
Legislação
Regulamento
Consumidor
Data: 2013
Citação: MATEUS, Mariana Amoedo (2013) - Identificação das alterações de rotulagem obrigatória no sector alimentar. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O rótulo mostra-se ser o primeiro elo de ligação entre o produto e o consumidor já que este lhe fornece informação relevante acerca do produto, permitindo também o consumidor fazer escolhas mais conscientes, saudáveis e seguras. O estágio foi realizado na empresa Salsicharia Trancosense, Lda. onde foi proposta a realização de uma análise aos rótulos existentes na linha das compotas. Dada a preocupação da empresa em que todos os rótulos dos produtos produzidos se encontrassem em conformidade com a legislação, de modo a garantir o nível de confiança dos consumidores, foi efetuada a verificação dos rótulos da gama referida e proposta de alteração e/ou melhoria de acordo com a compilação de toda a legislação em vigor. Para fazer a aplicação do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 analisou-se o grau de conformidade dos rótulos em relação às alterações identificadas, tendo para tal sido elaborada uma check-list, tabela de verificação de conformidades dos produtos. Esta tabela foi construída com base nas alterações ou critérios a avaliar, e foi posteriormente aplicada a 183 rótulos de géneros alimentícios pré-embalados individualmente. Os produtos analisados pertenciam a 5 gamas diferentes: Produtos da linha tradicional; Produtos de gama Nature; Produtos de gama Seduction; Produtos, que devido à sua composição estão associados a um estilo de vida saudável; Produtos de gama Gourmet. De todas as menções obrigatórias da legislação estudada, os que apresentam maior número de não conformidades foi a Decralaração nutricional e a Quantidade líquida do género alimentício. De todas as menções obrigatórias a Declaração nutricional e a Quantidade líquida já aparecem conformes em muitos rótulos, no entanto carecem de alteração de acordo com a nova legislação. As menções obrigatórias que não apresentam qualquer tipo de não conformidade são as menções: Condições especiais de Conservação e/ou Condições de Utilização; País de Origem ou Local de Proveniência; Lote e Código de Barras.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27671TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/581
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_MAT.pdf126,54 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.