Título: Ajustamento de técnicas de controlo de qualidade para análises de rotina de vinhos
Autor: Fernandes, Márcia Filipa Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Controlo de Qualidade Interno
Cartas de controlo
Vinhos
Data: 2013
Citação: FERNANDES, Márcia Filipa Lopes (2013) - Ajustamento de técnicas de controlo de qualidade para análises de rotina de vinhos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho decorreu num laboratório de análises de vinhos e teve como finalidade implementar um sistema de controlo interno da qualidade para algumas determinações analíticas em vinhos. O ajustamento das técnicas de Controlo estatístico da qualidade laboratorial foi efetuado com resultados de ensaios relativos a vinhos brancos, tintos e rosés no período de 2008 a 2012. As análises consideradas foram relativas à acidez total, acidez volátil, açúcares redutores e teor alcoólico. A abordagem proposta como complementar ao sistema de controlo de qualidade, tradicionalmente utilizado no laboratório, envolve a aplicação sequencial de diferentes ferramentas estatísticas, mostrou-se válida e útil para uma avaliação efectiva do desempenho do método e da estabilidade desse desempenho ao longo do tempo. Este sistema permite agilizar os processos analíticos referidos, fornecendo uma avaliação e interpretação facilitada e rápida dos testes da qualidade, bem como contribui para a redução de registos menos fiáveis devido à possibilidade de erros humanos. Foram detectados alguns valores de coeficiente de variação que fugiram aos limites seleccionados para o controlo de qualidade laboratorial, que corresponderão, em ensaios futuros à necessidade de repetição da determinação. Globalmente verificou-se que a maioria dos resultados apresenta consistência estatística comprovando a solidez dos resultados obtidos pelo laboratório.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27682TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/575
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_FER.pdf153,74 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.