Título: Acompanhamento do Sistema de Segurança Alimentar - HACCP e promoção de hábitos alimentares saudáveis no Centro Social de Midões
Autor: Pegado, Joana Cláudia Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Figueiredo, Marisa Alexandra de Sousa
Palavras-chave: Centro Social
Segurança alimentar
Educação alimentar
Questionário de frequência alimentar
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEGADO, Joana Cláudia Alves 82012) - Acompanhamento do Sistema de Segurança Alimentar - HACCP e promoção de hábitos alimentares saudáveis no Centro Social de Midões. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Os centros sociais são instituições destinadas essencialmente a crianças e idosos que em termos de segurança alimentar são considerados grupos de risco, por apresentarem maior sensibilidade. O relatório foi elaborado no âmbito do estágio curricular e realizado na instituição do Centro Social de Midões, tendo como um dos objetivos a verificação do sistema de segurança alimentar da instituição. Para o efeito recorreu-se ao material disponível sobre o sistema HACCP, onde estavam identificadas todas as etapas e Pontos Críticos de Controlo. Para averiguar a conformidade dos pré-requisitos recorreu-se a uma lista de verificação. Numa outra vertente o trabalho teve como objetivo a melhoria das ementas oferecidas, e ainda, a promoção de hábitos de alimentação e comportamentos saudáveis; nos idosos com aplicação de um Questionário de Frequência Alimentar, enquanto nas crianças com a elaboração de atividades lúdicas relacionadas com os alimentos. Foram apresentadas medidas de melhoria tanto no sistema HACCP implementado como nas ementas oferecidas aos utentes. Em suma, pôde verificar-se que existem algumas lacunas no sistema HACCP, nomeadamente ao nível do respeito pelas temperaturas recomendadas, uma vez que certos equipamentos de frio ultrapassaram os limites máximos recomendados. Verificou-se ainda que os funcionários da instituição não se encontram informados acerca das medidas para a manutenção da segurança dos alimentos. Em relação às ementas sugeridas, estas foram bem aceites pela maioria dos consumidores, apresentando-se mais saudáveis que as existentes. Através dos questionários de frequência alimentar constatou-se que os alimentos considerados saudáveis não são consumidos diariamente pelos inquiridos. Por fim, as atividades desenvolvidas com as crianças provaram ser uma estratégia bem sucedida para o aumento do conhecimento dos alimentos, de maneira a que estas no futuro mantenham hábitos saudáveis com o consumo de frutas e vegetais que, atualmente, são pouco consumidas.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27472TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/524
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_PEG.pdf121,92 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.