Controlo de temperatura de refeições desde a confecção à chegada ao utente
Ficheiros
Data
2011
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
As doenças de origem alimentar, provocadas por microrganismos, são actualmente uma das maiores preocupações de saúde pública a nível mundial. Foi de grande interesse fazer um estudo cujo objectivo principal foi determinar o cumprimento das boas práticas definidas para a prevenção destas situações.
Deste modo, o estágio foi realizado no âmbito da empresa Eurest Portugal Lda., tendo sido dividido em duas partes. Inicialmente, teve lugar na sede da empresa, em Lisboa, seguindo-se numa unidade de saúde, em São Miguel, Açores.
A integração na empresa foi conseguida através de diversas actividades desenvolvidas na sede, o acompanhamento de auditorias, a elaboração de um módulo para dar resposta a cadernos de encargos, com a elaboração de ementas e visitas às unidades. Por sua vez, na unidade de saúde, em São Miguel, foram apresentados diferentes objectivos, nomeadamente a monitorização do cumprimento correcto e adequado dos procedimentos relativos à Segurança e Higiene Alimentar e, por último, procedeu-se ao controlo de temperatura de refeições durante a confecção, o empratamento e a regeneração.
Foram detectados desvios aos limites definidos para estas etapas, no entanto estes não se revelam prejudiciais à saúde dos utentes.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26943TFCNHQA.
Palavras-chave
Confecção , Empratamento , Regeneração , Segurança alimentar , Temperatura
Citação
CORREIA, Vanessa Braga Botelho (2011) - Controlo de temperatura de refeições desde a confecção à chegada ao utente. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.