Título: Avaliação da vegetação florestal potencial no perímetro florestal de Valhelhas e áreas adjacentes, com base em bioindicadores florísticos
Autor: Silva, José Manuel Rocha da
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Carlos Pinto
Palavras-chave: Bioclima
Bioindicadores
Inventários florísticos
Séries de vegetação
Twinspan
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, José Manuel Rocha da (2012) - Avaliação da vegetação florestal potencial no perímetro florestal de Valhelhas e áreas adjacentes, com base em bioindicadores florísticos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica – ramo Florestal.
Resumo: Na área das freguesias de Valhelhas e Vale d’Amoreira, respectivamente pertencentes aos concelhos da Guarda e Manteigas, ambos do distrito da Guarda, existe um grande potencial florestal, sendo que cerca de 40% desta área está abrangida pelo perímetro florestal de Valhelhas e 67% pela área do Parque Natural da Serra da Estrela. Este estudo teve como principal objectivo a identificação das comunidades de vegetação natural florestal potencial, através do levantamento e caracterização de bioindicadores florísticos. Foram realizados 80 inventários florísticos e identificadas 127 espécies e ou subespécies. Nestes, foram identificadas quatro séries de vegetação florestal potencial climatófilas e quatro séries edafófilas, sendo uma edafoxerófila e três edafohigrófilas. Foi utilizado um método adaptado da metodologia fitossociológica da escola de Zurich- Montpellier e a respectiva classificação sintaxonómica subjectiva. Recorreu-se ainda ao programa TWINSPAN que utiliza um método multivariado de classificação hierárquico, divisível e politético, de forma a relacionar os dados referentes à composição florística, nos diversos locais de inventário, tendo-se verificado haver razoável convergência com a classificação sintaxonómica. A análise sintaxonómica permitiu, desta forma, identificar muitos taxons bioindicadores climatófilos e edafófilos. Complementarmente, a classificação numérica permitiu avaliar algumas preferências ambientais das espécies, as quais caracterizam as parcelas das amostras.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27465TFCEF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/484
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Agronómica - Ramo Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOS_SIL.pdf163,88 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.