Título: Consumo de pequeno almoço e relação com excesso de peso e/ou obesidade em crianças do Jardim de Infância "O Girassol"
Autor: Rodrigues, Joana Filipa Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor: João, Dina Raquel Fernandes
Palavras-chave: Pequeno almoço
Obesidade
Estado nutricional
Crianças
Data: 2012
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Joana Filipa Loureiro (2012) - Consumo de pequeno almoço e relação com excesso de peso e/ou obesidade em crianças do Jardim de Infância "O Girassol". Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O pequeno almoço (PA) é descrito como a refeição mais importante do dia, pois contribui substancialmente para o consumo adequado de nutrientes das crianças e adolescentes, podendo a sua omissão estar relacionada com o excesso de peso ou obesidade, embora os estudos existentes ainda sejam contraditórios. Com este trabalho pretende-se, verificar a existência ou não de uma relação entre o consumo de PA e o excesso de peso/obesidade em crianças do Jardim de Infância “O Girassol”. A amostra foi constituída por 54 crianças, das quais 61,1% (n=33) do sexo feminino e 38,9% (n=21) do sexo masculino, as quais apresentaram um consentimento informado escrito assinado pelos encarregados de educação. Foi enviado aos encarregados de educação um questionário acerca dos hábitos de consumo de PA e os participantes foram avaliados quanto ao seu estado nutricional (EN), através da determinação do índice de massa corporal (IMC) e da consulta da respetiva curva de crescimento, que relaciona este parâmetro com idade. O consumo de PA é uma prática frequente entre as crianças deste estabelecimento, visto que, 96,3% (n=52) consome esta refeição diariamente. As únicas crianças que omitem o PA são do sexo feminino. O leite e o pão com manteiga são os três componentes mais consumidos diariamente na primeira refeição do dia, seguidos dos cereais de PA (açucarados). Verificou-se também, que o EN mais prevalente na amostra estudada é o peso normal (79,6%; n=43), e que 13% (n=7) apresentou excesso de peso ou obesidade. Não foram encontradas diferenças com significância estatística entre o excesso de peso ou obesidade e o consumo de PA (X2=2,19; p≥0,05). Conclui-se que o consumo do PA é uma prática frequente entre as crianças e, de uma forma geral, as crianças têm um peso saudável. Apesar de não ter sido verificada qualquer relação entre o consumo de PA e o excesso de peso ou obesidade em crianças, é importante incidir no consumo desta refeição como prática integrante dos princípios de uma alimentação saudável.pequeno almoço
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27357TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/445
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_JOA_ROD.pdf172,16 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.