Título: Redesign da identidade visual e estratégia de comunicação da Confraria Gastronómica do Frango do Campo
Autor: Lopes, Ana Beatriz Quelhas
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Design de identidade visual
Marca gráfica
Estratégia de comunicação
Data: 2023
Editora: IPCB. ESART
Citação: LOPES, Ana Beatriz Quelhas (2023) - Redesign da identidade visual e estratégia de comunicação da Confraria Gastronómica do Frango do Campo. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Audiovisual.
Resumo: O projeto final de curso é o culminar da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual, ministrada pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e tem como objetivo colocar em prática as matérias abordadas ao longo dos anos. Por conseguinte, neste documento encontra-se a descrição de um projeto de Redesign de Identidade Visual e estratégia de comunicação. O projeto incide no Redesign da Identidade visual e no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação para a Confraria Gastronómica do Frango do Campo, incluindo a comunicação de um festival gastronómico. A Confraria Gastronómica do Frango do Campo foi constituída em 2012, para promover e divulgar o frango do campo, bem como de defender a autenticidade deste produto. Este relatório apresenta as várias fases realizadas ao longo deste projeto, em que na primeira temos a contextualização do tema, identificação do problema, definição dos objetivos, metodologia e a calendarização. Na fase dois é abordado o enquadramento do projeto e discutidos teoricamente alguns conceitos, detalhando a metodologia projetual selecionada e os procedimentos adotados no processo de design. Na fase três é feita a análise aprofundada da confraria em causa, o estudo de outras entidades do mesmo género, bem como de algumas empresas que usam o frango como Identidade Visual, como meio de análise comparativa de informação gráfica sobre a Identidade Visual dos concorrentes. A quarta fase é a análise e diagnósticos, realiza-se uma abordagem sobre ecossistemas corporativos, uma análise swot, as personas e por último um diagrama de estratégia de comunicação. Na quinta fase consta o desenvolvimento de todo o processo de design da Identidade Visual para a confraria, a criação do estacionário, os meios de comunicação comercial, publicitário e promocional. E toda a comunicação do Festival do Capão e da Polarda, organizado pela confraria, bem como toda a estratégia de comunicação. Concluindo que se procurou sempres solucionar problemas de comunicação, encontrar novos meios e, acima de tudo, comunicar de forma integrada, coerente e ajustada, algo fundamental para que uma marca seja percecionada como uma única entidade.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4257
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Audiovisual

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