Título: Comunicação Integrada no desporto : Grupo Desportivo Águias do Moradal
Autor: Antunes, Fábio António Levita
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Pedro Guilherme de Carvalho Baptista Motta da
Ribeiro, Rogério Paulo dos Santos
Palavras-chave: Comunicação integrada
Comunicação audiovisual
Comunicação no futebol
Grupo Desportivo Águias do Moradal
Data: 2022
Editora: IPCB. ESART
Citação: ANTUNES, Fábio António Levita (2022) - Comunicação Integrada no desporto : Grupo Desportivo Águias do Moradal. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do trabalho de fim de curso de Design de Comunicação e Audiovisual.
Resumo: O presente relatório resulta do desenvolvimento do projeto de criação de uma estratégia de comunicação integrada para o Grupo Desportivo Águias do Moradal. A estratégia visa melhorar todo o universo comunicativo do clube, em vários suportes e meios, focando-se principalmente na criação de uma linguagem visual coerente e consistente, para que essa seja aplicada nesses mesmos suportes e meios. Para isso, parte-se de uma revisão de literatura e da metodologia de estudo de diversos casos de clubes de futebol com estratégia de comunicação integrada coerente, funcional e ativa. Essas fases servem o objetivo de criar uma estratégia de comunicação modernizada, melhorando a relação adepto-clube e a atração de novos sócios e simpatizantes do clube. Foram desenvolvidas várias propostas, para vários meios, sendo que, no meio digital, se desenvolveram publicações para redes sociais e uma estruturação calendarizada para as mesmas. Em termos de conteúdo audiovisual, foi desenvolvido um planeamento para que o clube consiga fazer transmissões ao vivo e ter resumos de jogos, também esses, com uma estruturação definida e com o desenvolvimento de todos os grafismos necessários para os mesmos. Também foram desenvolvidas propostas para alguns dos suportes analógicos que o clube utilizava, como é o caso dos pósteres A3 e do cartão de sócio e, em termos de merchandising, uma proposta de mais produtos para venda e da implementação, desses mesmos e do merchandising já vendido pelo clube, para venda online.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3927
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Audiovisual

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fabio Antunes(18).pdf21,92 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons