Composição em triacilgliceróis, ácidos gordos e esteróis em azeites com denominação de origem protegida na Beira Interior
Data
2021
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
A produção de azeite com denominação de origem protegida (DOP) tem vindo a aumentar nas últimas décadas em Portugal, representando atualmente cerca de 4% da produção nacional de azeite virgem. Em Portugal existem seis DOP para azeite e desde 1996 está registado a DOP Azeites da Beira Interior (Azeite da Beira Alta, Azeite da Beira Baixa). No que se refere à composição química do azeite, os ácidos gordos, a fração esterólica e os triacilgliceróis contribuem para o reconhecimento da qualidade, da autenticidade e das propriedades funcionais. Assim, no presente trabalho estudaram-se estes compostos em azeites virgens extra certificados dos últimos 5 anos com DOP da Beira Interior, de forma a avaliar eventuais diferenças entre azeites DOP Beira Alta e Beira Baixa. No que se refere aos triacilgliceróis, a trioleína (OOO) apresentou teores mais elevados nos azeites DOP Beira Alta. Por seu turno, os azeites DOP Beira Baixa apresentaram teores dos triacilgliceróis PPO e POL mais elevados. Na composição em ácidos gordos, registaram-se diferenças significativas na percentagem dos ácidos oleico, palmítico, palmitoleico e esteárico, sendo mais elevados nos azeites DOP da Beira Baixa; estes azeites apresentam os teores mais elevados de ácidos gordos saturados e consequentemente os mais baixos teores em ácidos gordos insaturados. Relativamente à composição esterólica, o Δ-7-Estigmastenol, apresenta valores médios superiores nos azeites provenientes da Beira Alta. O estigmasterol apresentou teores médios superiores nos azeites da Beira Baixa. Em relação ao β-Sitosterol, os azeites da Beira Alta apresentaram os teores médios mais elevados. Não se encontraram diferenças significativas entre os esteróis totais nos azeites das duas regiões.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29488TFCBA.
Palavras-chave
Beira Alta , β-Sitosterol , Insaturados , Trioleína , Beira Baixa
Citação
ROSA, Rebeca Milca Burhkardt (2021) - Composição em triacilgliceróis, ácidos gordos e esteróis em azeites com denominação de origem protegida na Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biotecnologia Alimentar.