Caracterização nutricional de espécies piscícolas com interesse gastronómico
Data
2021
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Neste estudo avaliou-se o valor nutricional, perfil de ácidos gordos e os minerais de cinco espécies piscícolas de água doce, designadamente o achigã, a carpa, o pimpão, o siluro e a truta. Foram capturados 15 peixes (pimpão, achigã e carpa) no rio Zêzere, 7 peixes (siluro) no Rio Sever e a 5 trutas, proveniente de uma aquicultura na Póvoa de Varzim.
Os resultados revelaram que a espécie produzida em aquicultura apresentou valor energético e teores de gordura, PUFA e ómega-6 significativamente mais elevados do que as espécies selvagens, no entanto podemos ver que que as espécies selvagens têm teores bastante baixos de gordura e altos valores de proteína.
Este trabalho permitiu analisar o teor de minerais e de metais pesados no músculo das 5 espécies indicadas. Observaram-se baixos teores de minerais e de metais pesados (abaixo do limite de quantificação).
Por último, pretendeu-se perceber em que medida o consumo de 100 g de cada uma das 5 espécies piscícolas de água doce, conseguia satisfazer as doses diárias de referência dos três principais nutrientes, energia, proteína e gordura, com destaque para a proteína em que o consumo de 100 g de filete consegue satisfazer mais de 1/3 da dose diária de referência para o consumo de proteína.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29482TFCBA.
Palavras-chave
Análises físico-químicas , Truta , Siluro , Peixes de água doce , Pimpão , Achigã , Carpa
Citação
CARMO, Vera Lúcia Henriques (2021) - Caracterização nutricional de espécies piscícolas com interesse gastronómico. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Biotecnologia Alimentar.