Projeto de remodelação do restaurante O Lagar situado em Olhão
Ficheiros
Data
2021
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do volume
Editora
IPCB. ESART
Resumo
Esta proposta tem como objetivo dar a conhecer o projeto final de curso, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamento, lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O projeto consiste na reabilitação e remodelação do restaurante O Lagar, situado na cidade de Olhão, Algarve.
O projeto tem como objetivo representar um novo espaço, mais contemporâneo, acolhedor e elegante, sem que perca a sua essência original. Este foi desenvolvido em várias fases, tendo início com o levantamento das dimensões e análise do espaço, estudos de organização espacial, pesquisa de materiais, desenhos técnicos, consulta da legislação em vigor e por fim, mas não menos importante, a representação do espaço em 3D para uma melhor compreensão do conceito aplicado.
Devido às suas dimensões e complexidade, não foi possível fazer uma intervenção em todo o espaço, por isso, os espaços a intervir foram a sala de refeições principal, a sala de refeições secundária, a sala de estar e as instalações sanitárias, ou seja, toda a área publica. O espaço da cozinha e funcionários não sofreu alterações, pois estas ainda se encontram em boas condições para um bom funcionamento do espaço.
Para a organização de utensílios fundamentais, como pratos, talheres, copos, entre outros, foi essencial desenhar à medida três moveis de apoio. Dois idênticos, em que apenas as dimensões são diferentes, situam-se à saída da cozinha, para que os funcionários tenham o acesso mais facilitado, e o terceiro situa-se no meio do espaço, e tanto serve como uma divisão do mesmo, como armazenamento de utensílios de que os clientes possam precisar na hora da refeição.
Descrição
Palavras-chave
Design de interiores, Remodelação, Restaurante, Contemporâneo, Rústico
Citação
PINA, Débora Soraia Delgado (2021) - Projeto de remodelação do restaurante O Lagar situado em Olhão. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.