Análises físico-químicas de molhos e temperos
Data
2020
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
A empresa, onde decorreu o presente trabalho, está sediada numa vila da região centro de Portugal e dedica-se ao fabrico de Vinagres, Molhos e Temperos. O sector da empresa onde fomos integrados foi o Departamento de Qualidade com a missão de desenvolver tarefas no laboratório, nomeadamente calibrações, registos e análises físico-químicas aos produtos, mas principalmente no acompanhamento da produção e no correto funcionamento do turno no laboratório.
No presente trabalho avaliaram-se as características físico-químicas de molhos e temperos, das matérias-primas, de produtos de segurança que testam o tempo de vida e a segurança do produto conforme os valores de referência.
Os resultados apresentados são apenas relativos à maionese 689, tendo sido realizadas as seguintes análises físico-químicas: pH, temperatura, viscosidade, teor de cloretos, teor de acidez e cor.
Maioritariamente os parâmetros encontravam-se dentro dos valores de referência, à exceção da viscosidade que apresentou em geral valores acima da especificação.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29408TFCBA
Palavras-chave
Controlo de qualidade , PH , Acidez , Cloretos , Viscosidade
Citação
ALCOBAÇA, Luís Filipe da Silva (2020) - Análises físico-químicas de molhos e temperos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Biotecnologia Alimentar.