Título: Enfermagem veterinária em animais de companhia : estudo sobre a influência do treino locomotor na frequência cardíaca e presença de extrassístoles em cães geriátricos
Autor: Esteves, Inês Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Matos, Ana Cristina Outeiro Correia de
Martins, Ângela Paula Neves Rocha
Palavras-chave: Cães
Geriátricos
Extrassístoles
Treino locomotor
Frequência cardíaca
Data: 2020
Editora: IPCB. ESA
Citação: ESTEVES, Inês Nunes (2020) - Enfermagem veterinária em animais de companhia : estudo sobre a influência do treino locomotor na frequência cardíaca e presença de extrassístoles em cães geriátricos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: Este relatório resulta de três meses de estágio (4 de maio a 31 de julho de 2020) no âmbito de clínica e reabilitação de animais de companhia no Hospital Veterinário da Arrábida e Centro de Reabilitação Animal da Arrábida, no qual se pretende apresentar as atividades desenvolvidas ao longo das 650 horas de estágio. A parte inicial deste relatório consiste numa descrição dos espaços onde decorreu o estágio, da equipa veterinária de cada um dos espaços e dos serviços e equipamentos existentes em cada um. Depois são descritas todas as atividades desenvolvidas ao longo deste período incluindo desde a receção de clientes ao tratamento dos pacientes até à sua alta médica. O estágio permitiu acompanhar 346 animais, sendo 265 cães (76,6%), 79 gatos (22,8%) e 2 coelhos (0,6%). As principais áreas de intervenção acompanhadas foram Doenças Infeciosas e Parasitárias, Gastroenterologia e Glândulas anexas, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Doenças Musculoesqueléticas, Pneumologia, Reprodução e Obstetrícia e Traumatologia. A parte final deste relatório consiste na descrição de um estudo realizado durante o estágio sobre a influência do treino locomotor na frequência cardíaca (FC) e na presença de extrassístoles em cães geriátricos e se o tipo de treino locomotor (terrestre ou aquático) influencia de maneira diferente esses parâmetros.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29407TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3676
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Nunes Esteves_29407TFCEV.pdf148,45 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons