Realização e acompanhamento da técnica de incisão para a promoção da ramificação da cerejeira
Data
2020
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O estágio foi realizado na Quinta do Bacelo, em Castelo Novo, onde existe uma consociação de plantas frutícolas com predominância da cerejeira. Cerca de 40% das cerejeiras existentes foram plantadas em janeiro de 2016, 30% em 2018, 20% em 2014 e os restantes 10% em 2012. Devido à forte acrotonia da cerejeira verificava-se a ausência de vegetação na parte inferior da copa, dificultando a realização das
operações culturais como tratamentos fitossanitários e colheita devido à altura das plantas. Assim o objetivo deste trabalho foi avaliar a técnica de incisão para a promoção da ramificação da cerejeira na parte inferior da copa. Para tal foram utilizadas as cultivares Lapins,! Early Bigi e a 484, realizando incisões nas pernadas que tinham inserção no tronco principal. Foi feito o acompanhamento da fenologia, da taxa de vingamento e dos resultados das incisões.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29309TFCA.
Palavras-chave
Cerejeira , Fenologia , Acrotonia , Incisão
Citação
SILVA, Américo Marcelino Martins da (2020) - Realização e acompanhamento da técnica de incisão para a promoção da ramificação da cerejeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 PDF. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.