Título: Ensaios de germinação e de produção de quatro espécies de flores comestíveis : laboratório, viveiro e "Indoor Vertical Farming"
Autor: Alves, Cristina Maria Vilela Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Pires, Patrícia Isabel Nunes
Palavras-chave: Flores comestíveis
Produção
Laboratório
Viveiro
Indoor Vertical Farming
Data: 2019
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Cristina Maria Vilela Antunes (2019) - Ensaios de germinação e de produção de quatro espécies de flores comestíveis : laboratório, viveiro e "Indoor Vertical Farming". Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Agronomia.
Resumo: O relatório que agora se apresenta diz respeito ao estágio realizado simultaneamente em três ambientes substancialmente diferentes: a sala de fitoclima do Laboratório de Biologia da ESA-IPCB – Escola Superior Agrária-Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Viveiro do CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior e as Câmaras de IVF – Indoor Vertical Farming da G2Gi – Indoor Farming Solutions, Lda. (Grow to Green). No que respeita à germinação, que decorreu em cada um dos três ambientes definidos e, foi acompanhada ao longo de três semanas para as quatro espécies, pôde observar-se que o amorperfeito germina sobretudo durante as duas primeiras semanas, a calêndula e a centáurea germinam na primeira semana e o coentro apenas começa a sua germinação no final da primeira semana, germinado maioritariamente na segunda semana. De uma forma geral, os valores de percentagem de germinação, situam-se acima dos 80%, havendo mesmo percentagens superiores a 90%. O amor-perfeito em ambiente de IVF teve um dos mais elevados TMG – Tempo Médio de Germinação (11,7), só superado pelo TMG do coentro também em IVF (13). O TMG para a maior parte dos restantes valores situa-se entre 4 e 8. Quanto ao IVG – Índice de Velocidade de Germinação, está em conformidade com o referido para o TMG, uma vez que, como não podia deixar de ser, o IVG é inversamente proporcional ao TMG, ou seja quanto menos tempo demora uma espécie a germinar, maior é a sua velocidade de germinação. Na etapa seguinte, fase de produção – desde a transplantação até à floração, foi calculado o tempo desde a sementeira até ao início da floração, bem como a quantidade de flores produzidas ao longo das várias colheitas. Em ambiente de viveiro o número de dias que decorreu desde a sementeira até à floração foi de 54 dias para o amor-perfeito, 63 dias para a calêndula, 88 dias para a centáurea e 91 dias para o coentro e, em ambiente IVF o número de dias entre a sementeira e a floração foi de 43 dias para o amor-perfeito, 47 dias para a calêndula, 58 para a centáurea e 63 dias para o coentro. A produção de flores em viveiro foi acompanhada durante 6 semanas e foram recolhidas 317 flores de amor-perfeito, 263 flores de calêndula e 9 flores de centáurea; em ambiente IVF foram recolhidas, durante apenas quatro semanas, 2114 flores de amor-perfeito, 758 flores de calêndula e 254 flores de centáurea. Comparativamente o tempo decorrido desde a sementeira até à floração em ambiente IVF é muito inferior ao que se verifica em ambiente de viveiro; a quantidade de flores produzidas, em ambiente IVF, é muito superior à do ambiente de viveiro e, no caso do amor-perfeito produzido em IVF, para além de apresentar uma cor mais escura, possui um tamanho substancialmente superior do que o das flores produzidas em viveiro.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29168TFCA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3448
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Agronomia

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CristinaVilela_29168.pdf192,97 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons