Título: Perda de fósforo por drenagem e evolução do teor em fósforo de um cambissolo numa área de produção de suínos ao ar livre
Autor: Batista, Marta Sofia Solipa
Palavras-chave: Produção de suínos ao ar livre
Fósforo
Lixiviados
Solo
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: BATISTA, Marta Sofia Solipa (2007) - Perda de fósforo por drenagem e evolução do teor em fósforo de um cambissolo numa área de produção de suínos ao ar livre. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O objectivo deste trabalho foi avaliar a influência que a produção de suínos ao ar livre tem sobre o conteúdo em fósforo do solo, para assim se avaliar as perdas de fósforo que ocorrem por drenagem interna. O trabalho decorreu na Unidade Experimental de Produção de Suínos ao ar livre, instalada na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Durante a realização do trabalho, procedeu-se à recolha de amostras de solo e de águas lixiviadas, em pontos georeferenciados por parque. Analisaram-se os seguintes parâmetros: Pi, Po, P-Olsen, P2O5 (Egnér-Rihem), pH, C.E. e Co, nas amostras de solo recolhidas; e os parâmetros: Pt, Pd, pH e C.E., nas amostras de águas lixiviadas. O trabalho inseriu-se num projecto iniciado em 2005, que tinha como objectivo avaliar os efeitos ambientais da produção de suínos ao ar livre sobre algumas propriedades do solo e sobre a qualidade das águas lixiviadas. Os resultados obtidos ao longo deste trabalho levam a concluir que as diferentes formas de fósforo têm comportamentos diferentes no solo. O Po tem tendência a acumular-se e homogeneizar-se no solo, enquanto que o fósforo na forma inorgânica tende a sofrer lixiviação para as águas subterrâneas, apresentando uma elevada variabilidade. Nas zonas onde ocorre acumulação de nutrientes, a capacidade de retenção do solo para o P é excedida e ocorre o seu transporte pelas águas de drenagem interna fundamentalmente por lixiviação. A concentração em Pt das águas lixiviadas é, por vezes, superior ao valor considerado ambientalmente admissível (superior 0,1 mg PL-1). Com o objectivo de diminuir as perdas de nutrientes do solo, aconselha-se a instalação de culturas que tenham a capacidade de utilizar eficientemente os nutrientes acumulados no solo, servindo ao mesmo tempo de alimento para os animais.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25653TFCERNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/312
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_BAT.pdf162,88 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.