Título: Reabilitação do solar Tavares Pessoa Amorim : edifício de meados do século XVIII, situado na zona antiga e nobre de Castelo Branco : restaurante, café-concerto, lounge
Autor: Garcia, Laura Maria Teles
metadata.dc.contributor.advisor: Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de Matos
Antunes, Nelson Barata
Palavras-chave: Design de interiores
Reabilitação
Restaurante
Sofisticação
Data: 2016
Editora: IPCB. ESART
Citação: GARCIA, Laura Maria Teles (2016) - Reabilitação do solar de Tavares Pessoa Amorim : edifício de meados do século XVIII situado na zona antiga e nobre de Castelo Branco : restaurante, café-concerto, lounge. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.
Resumo: De um ponto de vista geral, as reabilitações de edifícios deste género, em Portugal, estiveram, durante muitos anos, paradas, devido a preocupações inerentes a despesas de projeto, materiais e meios de reabilitação. Os edifícios tornaram-se monumentos mortos em cada rua onde se passava. Devido a questões políticas e económicas, o restauro, a conservação, renovação e reabilitação destes edifícios voltou a ser colocada em questão. Neste momento, há uma necessidade de reabilitação rápida e pouco dispendiosa e, como não existe legislação que proteja este tipo de intervenção, fazem-se projetos e obras pouco viáveis. Por um lado, temos edifícios em que apenas restaram as suas estruturas externas, fachadas, retirando toda a essência e história interior; por outro lado, temos edifícios que, quase destruídos pelo tempo, foram recuperados e restaurados quase na totalidade, enchendo os seus interiores de história e esquecendo a evolução do tempo. Em Castelo Branco, existem poucos exemplos de reabilitação de edifícios antigos. Os maiores e mais exuberantes foram transformados em entidades de caráter político e os restantes foram esquecidos. É, portanto, necessário olhar para estes edifícios e valorizá-los sem deixar que a sua história se desvaneça. O projeto que se propõe visa a reabilitação de um edifício antigo, não descurando a sua essência, cruzando-se o passado e a contemporaneidade numa solução adaptada a restaurante, café-concerto e lounge.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESART na cota : 728 - 5098
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3103
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Interiores e Equipamento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laura Garcia.pdf26,24 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.