Comparação das diferentes metodologias da avaliação da cor do mel
Data
2016
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O mel é uma substância doce produzida por abelhas a partir do néctar de flores, de secreções doces de outras partes da planta e de excreções dos insetos sugadores de plantas.
A determinação da cor é uma ferramenta útil na classificação de méis, e pode ser avaliada por diferentes técnicas.
As cores de 112 amostras foram avaliadas neste trabalho por quatro métodos diferentes: CIELAB (L*, a*, b*); espectrofotometria a 730 nm, colorímetro Pfund e com espetroscopia de infravermelho.
Alem da cor foi determinada a condutividade elétrica das amostras tendo em conta que a condutividade elétrica esta intimamente relacionada com a cor do mel.
No método colorímetro Pfund em que a cor é expressa em mm Pfund foram agrupadas em: branca água, extra branco, branco, âmbar extra claro, âmbar claro, âmbar e escuro.
Na avaliação pelo método CIELAB foram avaliadas a componentes L* a* b*.
Na determinação por espetroscopia foi medida a absorvância a 730 nm porque foi o comprimento de onda com máxima absorção.
Os valores de cor em amostras de mel que variam entre: 0 a 150 para a escala de Pfund; 0,054-0,750 para medições de absorvância; 20,7-33,3 por CIELAB L * parâmetro; -1,42 a 4,75 para a CIELAB um parâmetro *; 1,23-13,79 de parâmetro * CIELAB b.
Os resultados obtidos mostraram não que não existe uma boa corelação entre os métodos para a determinação da cor do mel.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28816TFCEBA.
Palavras-chave
Mel , FTIR-ATR , CIELAB , P fund , Absorvância 730
Citação
SILVA, Bruna Lopes Tavares (2016) - Comparação das diferentes metodologias da avaliação da cor do mel. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.