Título: Caracterização de isolados de Pseudomonas spp. e de Listeria monocytogenes de origem alimentar
Autor: Gomes, Ricardo Mantinha
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Lopes, Vítor Manuel Amaro
Palavras-chave: Listeria monocytogenes
Pseudomonas aeruginosa
Produtos alimentares
Serotipagem por multiplex PCR
Análises microbiológicas
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: GOMES, Ricardo Mantinha (2015) - Caracterização de isolados de Pseudomonas spp. de origem alimentar. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O estágio curricular foi realizado no Laboratório de Microbiologia da empresa Aquimisa - consultores agroindustriais, que se encontra situado na Zona Industrial de Castelo Branco. Aqui foi feito um acompanhamento da rotina de um laboratório de análises microbiológicas e foram recolhidos isolados de Listeria monocytogenes e Pseudomonas aeruginosa provenientes de vários tipos de produtos. Posteriormente, no Laboratório de Microbiologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, foi realizada a caracterização fenotípica e molecular de 25 isolados de L. monocytogenes, provenientes de 23 amostras, maioritariamente de origem alimentar, e de 2 isolados de P. aeruginosa provenientes de amostras de água. Foram feitos testes de confirmação que nos permitiram confirmar a presença de L. monocytogenes em todas as amostras provenientes da Aquimisa, Lda. e também identificar a presença de uma outra espécie de Listeria em uma das amostras. A partir da serotipagem dos isoladosdos de L. monocytogenes por multiplex PCR estes foram divididos em 4 serogrupos que contêm os serotipos 1/2a, 1/2b, 1/3c e 4b, os quais são os 4 serotipos mais comuns em contaminações de produtos alimentares e em casos de listeriose humana. Um dos isolados de Pseudomonas foi confirmado como sendo P. aeruginosa, através da utilização de um API 20 NE da bioMérieux.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28702TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2979
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RIC_GOM.pdf268,81 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.