Título: Estudo comparativo da utilização de diferentes adoçantes na qualidade final de marmelada
Autor: Almeida, Soraia Daniela Diogo de
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Graça, Maria Isabel
Palavras-chave: Marmelada
Stevia
Sacarose
Análise físico–química
Análise sensorial
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALMEIDA, Soraia Daniela Diogo de (2015) - Estudo comparativo da utilização de diferentes adoçantes na qualidade final da marmelada. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos apresentar alternativas de adoçantes para a produção de marmelada. Desta forma apresentou-se um ensaio experimental de marmelada com sacarose e stevia comparando-a com a marmelada tradicional, apenas com sacarose. Para a concretização desta tarefa foi necessário primeiramente o conhecimento e aprendizagem de toda a cadeia de produção da marmelada. Marmelada é o resultado da mistura de polpa de marmelo com açúcar. A qualidade final desta depende da combinação adequada dos seus componentes. Assim, foram testadas 18 formulações de marmelada, onde se avaliou parâmetros físico–químicos e sensoriais. Nestas formulações os fatores variáveis foram o tipo de adoçante (sacarose ou sacarose e stevia), a quantidade de adoçante (igual à quantidade de polpa de marmelo ou 3/10 da polpa de marmelo) e a proveniência da polpa de marmelo (Salvadorinho, João Pedro e Amílcar). Para cada marmelada determinou-se o teor de resíduo seco solúvel e o pH. A nível sensorial delimitou-se a cor e realizou-se a prova organolética com consumidores não treinados. A marmelada com sacarose e stevia apresenta um pH menos ácido e um °Brix mais baixo, tornando-a mais clara e bem aceite pelos consumidores. Não foi apreciada de uma forma geral a marmelada com sacarose e stevia que apresente um °Brix elevado e uma cor escura devido ao sabor comparado a torrado.
Descrição: Relatório do trabalho de fim de curso de Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28700TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2977
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOR_ALM.pdf176,43 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.