Título: Avaliação da qualidade microbiológica de matérias-primas biológicas usadas no processamento de preparados de fruta
Autor: Matias, Pedro Miguel Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Grilo, Joana Isabel Dias
Palavras-chave: Análise microbiológica
Bolores e leveduras
Microrganismos termorresistentes
Microrganismos a 30ºC
Indústria alimentar
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: MATIAS, Pedro Miguel Dias (2015) - Avaliação da qualidade microbiológica de matérias-primas biológicas usadas no processamento de preparados de fruta. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente relatórios resulta do trabalho de estágio da Licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar, desenvolvido na empresa Frulact – Tortosendo, cujo objetivo se centrou na avaliação dos níveis de contaminação microbiológica de amostras de produtos biológicos destinados à indústria alimentar. A análise de resultados permitiu-nos concluir que as contagens obtidas para microrganismos a 30ºC encontram-se compreendidas entre <1,0x10 e> 1,0x103 . Para microrganismos termorresistentes as contagens verificam-se entre <1,0x10, 0,5x10, e>1,0x103 a 80ºC. Após a análise dos resultados concluiu-se que as amostras estudadas não apresentavam níveis de contaminação elevados. As matérias-primas biológicas estavam microbiologicamente seguras para poder serem usadas na produção de preparados de fruta, não comprometendo o produto final.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar apresentado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28676TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2966
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PED_MAT.pdf250,75 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.