Título: Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia: Interpretação do comportamento animal e sua importância em clínica
Autor: Batista, Ana Rita Coelho
metadata.dc.contributor.advisor: Tracana, Ana Paula da Silva
Cardoso, Pedro Joaquim Hilário Valente Neves
Palavras-chave: Comportamento animal
Bem-estar animal
Medo
Ansiedade
Agressão
Manipulação
Contenção
Data: 2015
Editora: IPCB. ESA
Citação: BATISTA, Ana Rita Coelho (2015) - Cuidados de enfermagem veterinária em animais de companhia : interpretação do comportamento animal e sua influência em clínica. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Resumo: Uma grande percentagem dos animais que recorrem a serviços veterinários apresenta um estado de ansiedade marcado, por antecipação de futuros perigos, que resulta em reações fisiológicas associadas ao medo. Este estado de ansiedade pode ser global ou ocorrer devido a situações específicas, como por exemplo, experiências já vividas pelo animal ou mudança para um ambiente ao qual o mesmo não está habituado. No dia-a-dia de um centro veterinário é essencial poder e conseguir trabalhar em segurança, para preservar a saúde e a forma física, não só da equipa técnica mas também do próprio animal, e proceder a uma boa manipulação e avaliação do paciente. Desta forma, para que qualquer serviço clínico decorra sem incidentes, é indispensável uma boa coordenação entre a equipa, sendo uma mais valia para qualquer clínica veterinária a integração de um Enfermeiro Veterinário, com boa capacidade de interpretação do comportamento animal, para que consiga prever a sua reação e dar a assistência necessária para que todo o trabalho se realize em segurança.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Enfermagem Veterinária.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28663TFCEV.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2948
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Enfermagem Veterinária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_BAT.pdf163,49 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.