Título: Equipamento transportável : no mad
Autor: Afonso, Ana Alice Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, José Simão
Rodrigues, Ivo Oliveira
Palavras-chave: Transporte de equipamento
Técnica de encaixe
Data: 2015
Editora: IPCB. ESART
Citação: AFONSO, Ana Alice Fernandes (2015) - Equipamento transportável : no mad. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.
Resumo: A fugacidade dos dias actuais, leva cada vez mais, à mobilidade frequente dos jovens entre os 20/30 anos, impulsionados pela necessidade de se deslocar para estudar ou para trabalhar, estando o conceito de nomadismo cada vez mais presente. O seguinte projecto, destinado à área do Design de Equipamento, apresenta, três equipamentos tidos como essenciais para uma boa habitabilidade de um espaço interior e de forma a responder a necessidades de constante mudança, os mesmos têm a possibilidade de ser transportados no porta-bagagens de um automóvel comummente adquirido pela faixa etária do público-alvo. O estudo incide numa cama, numa mesa para trabalhar e tomar refeições, e num roupeiro para armazenar, considerando-se os equipamentos essenciais para responder às necessidades básicas do individuo. Os equipamentos proporcionam ao utilizador uma sensação de espaço com o qual se encontraram familiarizados, e contudo a montagem das partes, que por consequência se encontram seccionadas para serem acondicionados no porta-bagagem, são unicamente ligadas através da técnica dos encaixes. A tecnologia adequada à produção remete para um processo automatizado com o recurso a uma máquina CNC (Computer Numeric Control), devido à complexidade de execução intrínseca ao desenho de encaixes, permitindo otimização de tempo e recurso e de forma a produzir o produto em série, sendo por sua vez mais acessível ao público-alvo que se pretende abranger. O material, contraplacado permite estruturas resistentes, e suficientemente leve para ser facilmente transportável. O transporte para o automóvel é executado juntando as partes por semelhança com o recurso a elásticos provenientes de câmaras-de-ar de pneus.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2918
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESART - Design de Interiores e Equipamento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Afonso Relatório Projecto Final.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.