Título: Sistemas de Informação Geográfica : aplicação no Programa Terra - Projecto Douro Região Fluvial
Autor: Alves, Mafalda Maria da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica
Data: 1999
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALVES, Mafalda Maria da Cunha (1999) - Sistema de Informação Geográfica : aplicação no Programa Terra - Projecto Douro Região Fluvial. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na Comissão de Coordenação da Região Norte (CCRN) e teve como principal objectivo a elaboração de um Sistema de Informação Geográfica integrado no Programa Terra - Douro Região Fluvial. Este projecto com carácter transfronteiriço, pretende um maior e melhor desenvolvimento do Rio Douro ao longo de todo o seu curso, tanto em Portugal como em Espanha. Pretende, assim, o desenvolvimento de um processo institucional e técnico de Ordenamento do Território, bem como, o desenvolvimento sustentável da Região e fortalecimento das relações de cooperação transnacional. A diversa informação recolhida na região, após tratamento, é digitalizada e implantada em cartas da temática dos Recursos Naturais, posteriormente integrados num Sistema de Informação Geográfica, e colocados à disposição de qualquer um no site da Internet. Este vasto conjunto de informação apenas é facilmente manipulado com um Sistema de Informação Geográfica adequado, pois com este é possível a integração simultânea de informação proveniente de diversas fontes de modo a representar o mundo real. A sua capacidade de actualização permite, ainda, o acesso rápido à última informação produzida e a utilização de modelos de simulação com uma antevisão do que poderá acontecer se algo for posto em prática. Contudo, neste trabalho, foram encontradas diversas objecções internas tanto na utilização de outras fontes de informação, bem como, na elaboração de Cartas da Região; pelo que os resultados presentes são apenas os de apresentação possível e podem ser entendidos como preliminares.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Engenharia de Produção Florestal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20045TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2763
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20045.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.