Alterações de rotulagem de acordo com o Regulamento (UE) n.º 1169/2011

Data

2014

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESA

Resumo

Os rótulos das embalagens alimentares devem fornecer ao consumidor todas as informações que este necessita para conhecer as características dos alimentos que compra e devem ser claros e compreensíveis de modo a não induzir em erro. O presente estágio foi realizado na empresa Incopil e teve por objetivo a análise da aplicação da legislação de rotulagem alimentar, nomeadamente o Regulamento (UE) Nº1169/2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios. Foram analisados 225 rótulos de oito marcas diferentes. Essas marcas foram divididas entre marcas próprias (Chaparral, Incopil Desidratados, Incopil Temperos e Flor das Hortas) e marcas de cliente (Cigalou, Jerónimos, Pingo Doce e Rio Bravo). Os rótulos foram analisados de acordo com as menções obrigatórias descritas no regulamento referido e depois desta análise verificou-se que todos os rótulos necessitavam de alterações. As não conformidades mais frequentes foram relativas à omissão do “país de origem ou local de proveniência” e da “declaração nutricional”.

Descrição

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28445TFCNHQA.

Palavras-chave

Rotulagem alimentar , Rótulos , Menções obrigatórias , Consumidor , Rotulagem nutricional

Citação

RICARDO, Verónica Sofia Maurício (2014) - Alterações de rotulagem de acordo com o regulamento (UE) n.º 1169/2011. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.