Título: Alterações de rotulagem de acordo com o Regulamento (UE) n.º 1169/2011
Autor: Ricardo, Verónica Sofia Maurício
metadata.dc.contributor.advisor: Henriques, Maria Dulce Adegas
Peres, Maria de Fátima Pratas
Palavras-chave: Rotulagem alimentar
Rótulos
Menções obrigatórias
Consumidor
Rotulagem nutricional
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: RICARDO, Verónica Sofia Maurício (2014) - Alterações de rotulagem de acordo com o regulamento (UE) n.º 1169/2011. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Os rótulos das embalagens alimentares devem fornecer ao consumidor todas as informações que este necessita para conhecer as características dos alimentos que compra e devem ser claros e compreensíveis de modo a não induzir em erro. O presente estágio foi realizado na empresa Incopil e teve por objetivo a análise da aplicação da legislação de rotulagem alimentar, nomeadamente o Regulamento (UE) Nº1169/2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios. Foram analisados 225 rótulos de oito marcas diferentes. Essas marcas foram divididas entre marcas próprias (Chaparral, Incopil Desidratados, Incopil Temperos e Flor das Hortas) e marcas de cliente (Cigalou, Jerónimos, Pingo Doce e Rio Bravo). Os rótulos foram analisados de acordo com as menções obrigatórias descritas no regulamento referido e depois desta análise verificou-se que todos os rótulos necessitavam de alterações. As não conformidades mais frequentes foram relativas à omissão do “país de origem ou local de proveniência” e da “declaração nutricional”.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28445TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2714
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_VER_RIC.pdf145,36 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.