Título: Secagem de cereja
Autor: Teixeira, Ana Catarina Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Grácio, Joana
Palavras-chave: Cereja
Desidratação osmótica
Secagem por ar quente
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: TEIXEIRA. Ana Catarina Silva 82014) - Secagem de cereja. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Este trabalho decorreu na INOV´LINEA – Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar, em Alferrarede. O objectivo do trabalho foi efectuar estudos de secagem de frutos produzidos na região centro. A escolha recaiu sobre a cereja (var. Lapim), de forma a desenvolver um novo produto a partir de frutos de calibre inadequado para serem comercializados. Os ensaios consistiram, numa primeira fase, em ensaios com e sem branqueamento de cerejas, seguindo-se um processo de desidratação osmótica e posterior secagem por ar quente. Utilizaram-se diversos solutos osmóticos, nomeadamente: frutose, açúcar amarelo e açúcar granulado branco. Para avaliação dos efeitos do processo de secagem estudou-se evolução de diversos parâmetros tais como: cor, textura, pH, aw, sólidos solúveis totais e perda de massa dos frutos. Os resultados obtidos mostram que há um maior aumento de sólidos solúveis totais nas cerejas branqueadas sem caroço para os três tipos de soluções osmóticas aplicadas. Constatou-se que os valores da actividade de água mais baixos nos frutos foram obtidos nas cerejas branqueadas sem caroço desidratadas com solução osmótica de açúcar branco.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28446TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2710
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_TEI.pdf133,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.