Título: Atividades desenvolvidas no âmbito do departamento de qualidade alimentar de uma empresa de serviços, indústria e comércio de refeições
Autor: Godinho, Inês Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Cook Chill
Embalamento
HACCP
Segurança dos alimentos
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: GODINHO, Inês Nunes (2014) - Atividades desenvolvidas no âmbito do departamento de qualidade alimentar de uma empresa de serviços, indústria e comércio de refeições. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O estágio teve como objetivo participar nas atividades executadas pelo departamento de qualidade alimentar da Socigeste- Serviços, Indústria e Comércio de refeições, desempenhando todas as funções inerentes ao mesmo, de forma a adquirir competências na área. Para a concretização do objetivo proposto para este estágio, desenvolvemos todo um conjunto de atividades diárias intrínsecas a um sistema de segurança dos alimentos (ex: inspeções higio-sanitárias, rastreabilidade de matérias primas), para além de participarmos no tratamento de reclamações ou mesmo em auditorias. Dedicámo-nos ainda, de forma particular, à revisão do plano de HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) em vigor na Socigeste, adaptando-o a um novo método de embalamento de sopa destinada ao mercado da grande distribuição. Para o efeito, foi acompanhado o processo de fabrico do produto e reavaliada toda a documentação relacionada. Também foi efetuada a validação da temperatura de transporte com recurso a um Data logger colocado numa sopa embalada. As principais alterações no plano HACCP existente tiveram a a ver com a imposição de novos limites críticos (temperatura) na confeção e embalamento do produto, e também com o método de arrefecimento. Relativamente à temperatura de transporte, foi constatado o cumprimento das temperaturas exigidas.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28516TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2708
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_INE_GOD.pdf115,12 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.