Título: Hábitos de consumo de pequeno-almoço em crianças em idade pré-escolar
Autor: Branco, Soraia Helena Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: João, Dina Raquel Fernandes
Palavras-chave: Crianças
Pequeno-almoço
Estado nutricional
Perímetro da cintura
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: BRANCO, Soraia Helena Pereira (2014) - Hábitos de consumo de pequeno-almoço em crianças em idade pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Introdução: O pequeno-almoço proporciona às crianças a energia necessária para o desempenho das suas funções diárias, otimizando as capacidades cognitivas e facilitando os processos de aprendizagem. Objetivos: Este estudo pretende: avaliar o estado nutricional de crianças em idade pré-escolar; avaliar a frequência com que as crianças ingerem o PA e as razões da sua omissão; avaliar a influência de um conjunto de fatores no consumo do PA tais como: a dimensão do agregado familiar, o grau de escolaridade e as atividades profissionais dos pais e a ingestão do PA pelos pais; caracterizar o ambiente social do PA, nomeadamente local, indivíduos presentes e responsáveis pela preparação desta refeição; avaliar qualitativamente o PA; identificar alimentos e bebidas que as crianças mais ingerem ao PA. Metodologia: As variáveis em estudo foram recolhidas através de um questionário no qual participaram 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Foi também avaliado o estado nutricional e o perímetro da cintura das crianças. Após a aplicação de todos os questionários e recolha dos dados antropométricos procedeu-se à codificação e introdução dos dados no programa Microsoft Office Excel 2007. Análise de resultados: A análise dos resultados permitiu avaliar que a omissão do PA nas crianças é baixa, neste caso, foi mesmo nula. A maior parte das crianças toma-o em casa, com a família e são os pais em conjunto que o costumam preparar. Embora a omissão do PA nas crianças seja nula, a sua qualidade não é a desejável, dado que a maioria das crianças ingere um PA classificado como razoável. Conclusão: Assim, este estudo indica que é importante apostar mais na educação alimentar em torno do PA ao nível das crianças com o intuito de melhorar a sua qualidade, mas também é indispensável que esta abranja os pais.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28489TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2704
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SOR_BRA.pdf131,95 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.